Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética é a norma máxima na empresa, a constituição empresarial, guia para as políticas e medidas disciplinares.

Sobretudo, deve ser principiológico, ou seja, reunir os princípios que a empresa adota como valores fundamentais.

Na sequência, é o documento que irá prever normas que orientam as condutas permitidas e reprimidas pela empresa.

O post de hoje irá esclarecer:

  • Conceito – Código de Conduta Ética;
  • Ao longo do tempo;
  • Seus princípios;
  • Suas estruturas;
  • Benefícios para as empresas; e
  • Conclusão.

Conceito – Código de Conduta Ética.

O Código de Conduta consiste num conjunto de princípios fundamentais da empresa, e que nortearão as condutas profissionais de todos no ambiente de trabalho.

A princípio, é a ferramenta que o mundo empresarial adotou para viabilizar a convivência pacífica, ética e justa.

Logo, aos colaboradores cabem atender os valores que a empresa elege como fundamentais.

Em resumo, o código dita o modo como os colaboradores se comportam no ambiente de trabalho, para um convívio harmônico entre todos.

Ao longo do tempo.

Além disso, os códigos se desenvolvem ao longo dos anos, sendo usados para estabelecer regras de respeito.

De modo, a refletir valores e costumes da humanidade e base da cultura do Direito.

Desde a origem da humanidade refletem os princípios das civilizações para conter a ira e opressão da Igreja, Poder Público e dos latifundiários.

Por certo, o instrumento de fazer justiça social e garantir a dignidade dos cidadãos.

Curiosamente, o Código de Hamurabi de 1780 a.c. registra as primeiras garantias de direitos humanos.

Em plano Século XXI os Códigos de Condutas continuam a ser usados para expressar valores e regras de convício social harmônico no ambiente de trabalho.

Enfim, o primeiro Código de Conduta Ética no mundo corporativo surgiu em 1992, o Cod Of Best Practise, conhecido como Relatório de Cadbury, de autoria do Lord Cadbury.

Seus princípios.

A estrutura de um bom Código de Conduta deve atender a alguns requisitos.

Vale ressaltar que, o Código de Conduta ÉTICA, deve trazer princípios ÉTICOS para a construção sólida de uma cultura organizacional ÉTICA.

Para tanto, estes princípios devem refletir o perfil da empresa, ou o perfil que o Empresário quer imprimir no seu estabelecimento.

Por certo, uma ferramenta muito didática, pois ajuda na mudança de comportamento de todos.

Em primeiro lugar, a empresa deve fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar quais riscos a empresa deve estar atenta.

Decerto, a pesquisa funciona como um diagnóstico prévio do ambiente de trabalho.

Sendo, possível regulamentar as demandas típicas da empresa.

De maneira, que a Pesquisa de Clima Organizacional pode ser desenvolvida pela própria empresa, conforme a necessidade do momento.

A fim de pesquisar a:

  • Posição dos colaboradores a respeito de determinado tema;
  • Opinião deles a respeito de determinada norma que a empresa pretende implementar
  • Quais princípios são mais demandados para construir uma cultura ética, entre outros objetivos.

Por fim, aproveita e solicite a Pesquisa de Clima Organizacional, desenvolvida para o meu escritório.

Então, basta adaptar as necessidades do ambiente de trabalho de sua empresa, solicite gratuitamente a pesquisa.

Sua estrutura.

A princípio, é importante ressaltar o conceito de cultura ética que consiste no conjunto de regras, valores, crenças e rituais adotados por uma determinada civilização.

Isto é, refletem o interesse coletivo daqueles que compõe tal ambiente de trabalho.

A seguir, a estrutura do Código de Conduta Ética deve ter no mínimo os seguintes itens:

  1. Apresentação;
  2. Objetivos;
  3. Processo de elaboração (deve atender um processo democrático de elaboração com a participação de todos na empresa);
  4. Princípios éticos e seus conceitos;
  5. Normas de conduta;
  6. Gestão do Código;
  7. Termo de Compromisso.

Em resumo, as orientações para elaboração do Código de Conduta Ética:

  • Definição de valores da empresa;
  • clareza e concisão; abrangente e sem lacunas.
  • Linguagem inteligível, ou seja, acessível e fácil compreensão por todos na empresa;
  • editado; formatado e diagramado;
  • deve ter a mensagem da alta direção.

Ao passo que ser acessível é estar disponível, ser comunicado e treinados todos na empresa inclusive terceirizados; representantes comerciais; parceiros, fornecedores e despachantes, enfim, inclusive os agentes intermediários.

Benefícios para as empresas.

Em seguida, os benefícios enumerados:

  1. Valorização do trabalho;
  2. Garantir resultados $$$$ melhores;
  3. Administração adequada de conflito de interesses;
  4. Respeito mútuo;
  5. Segurança na conduta dos colaboradores;
  6. Construir uma imagem corporativa de seriedade e responsabilidade;
  7. Amparo legal e democrático para sanções;
  8. Incentivar relacionamento construtivo;
  9. Enfatizar a necessidade e importância do desenvolvimento cultural e profissional dos colaboradores.

Por fim, o código serve construir uma cultura ética de interesse da coletividade na empresa, os benefícios alcançarão todos.

Para saber mais a respeito do Programa de Compliance baixe o e-book:

Conclusão.

Portanto, quem dita as regras na empresa é você empreendedor, desde que saiba construir uma cultura organizacional ética direcionada aos objetivos do seu negócio.

Assim sendo, todos saem ganhando, principalmente os colaboradores, pois saem educados como devem atuar em nome da empresa no mundo corporativo.

Em suma, o empresário consegue alinhar resultados econômicos, produtividade e eficiência dos serviços aos valores intangíveis (honestidade, justiça, cooperação, entre outros).

Enfim, pratique o hábito da integridade na sua empresa!

Caso precise de ajuda consulte um advogado de sua confiança.

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