Como ser o preferido dos seus clientes e investidores no agronegócio?
Como conseguir se destacar e fechar mais contratos e parcerias no agronegócio em 2021?
O Ministério da Agricultura e a Embrapa já divulgaram as Projeções do Agronegócio no Brasil nos próximos 10 anos – 2020 a 2030, sendo muito otimistas.
Apesar do agronegócio, de modo geral ter sofrido pouco impacto com a crise sanitária do coronavírus.
Ainda assim, foi o setor que mais cresceu em 2020.
Nesse viés, a projeção é que continuará a crescer, não só pela necessidade do mercado interno, mas também pela demando externa, da China e União Europeia.
Em resumo hoje será abordado:
- Cenário futuro do agronegócio
- Reflexo em toda a cadeia produtiva
- Programa de compliance
- Conclusão
Cenário futuro do agronegócio
Além do aumento no consumo há uma transformação na produção agrícola. Isso se deve a:
- Evolução da biotecnologia;
- Automação no campo;
- Consumo consciente;
- Maior preocupação com a sustentabilidade.
Dessa forma, o produtor rural tem que aliar uma produção mais rentável com soluções sustentáveis.
Por essa razão, a crescente necessidade de adaptação às novas tendências e necessidades do mercado.
Em síntese, na agricultura nos próximos 10 anos:
- A produção de grãos crescerá de 250 milhões para 318 milhões de toneladas;
- A área plantada crescera de 65 milhões para 76 milhões de hectares até 2030;
Esse cenário representa um crescimento de 27% na agricultura.
Com destaque para a expansão da soja, cana-de-açúcar, milho e algodão.
Bem como, a diminuição da mandioca, café, arroz, feijão e laranja.
A região centro-oeste e norte liderarão a expansão da produção agrícola.
Importante frisar, com destaque aos estados do Tocantins, Rondônia e Pará.
Vale ressaltar, a região do MATOPIBA continuará a crescer, na cultura da soja e algodão.
Em suma, na pecuária nos próximos 10 anos:
- A produção de carne terá um aumento de 6,7 milhões de tonelada;
- Com destaque para a carne suína e de frango.
Esse cenário representa um crescimento de 23,8% na agropecuária.
Reflexo em toda a cadeira produtiva
O crescimento do agronegócio demandará mais infraestrutura, investimento e financiamento.
De modo, que acarreta um crescimento em toda a cadeia de infraestrutura e suprimentos, que gira em seu entorno.
Ademais, o consumo consciente está cada vez mais exigente quanto a boas práticas sociais (leia-se trabalhistas), ambientais e econômicas.
Dessa maneira, contribui para a construção uma boa imagem e melhorar a gestão sustentável do agronegócio.
Sendo assim, será crescente demanda por conformidade.
Em especial, os programas de compliance anticorrupção, trabalhista e ambiental.
Neste contexto, também crescerá a procura para a implementação ou atualização da identidade empresarial.
No intuito de garantir e demonstrar a integridade e transparência, pela ética nos negócios.
Isso porque impacta de modo positivo no financeiro, na boa imagem e reputação do agronegócio brasileiro.
Ademais, a conformidade é a primeira exigência do mercado consumidor e de investidores internacionais.
Programa de Compliance
Visto que, o cenário está propício à procura em adequação a programas de compliance com certificação.
Por conseguinte, algumas certificações existentes:
ABRAPA – Associação Brasileira dos produtores de algodão tem o Programa Algodão Brasileiro Responsável.
A maior empresa brasileira do agronegócio a AMAGGI tem a certificação AMAGGI Responsible Standard, Versão 2.0.
O selo Padrão de Certificação ProTerra, administrado pela Fundação ProTerra que reúne empresas, as quais contribuam para a proteção da biodiversidade e produção sustentável.
Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma associação internacional sem fins lucrativos, a qual promove o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável.
Além disso, para saber mais a respeito do programa de compliance baixe o e-book:

Conclusão
Sendo assim, como ser o preferido dos clientes e investidores no agronegócio?
Como conseguir se destacar e fechar mais contratos e parcerias no agronegócio em 2021?
Dessa maneira, para conseguir se destacar busque certificações a programas de compliance.
Então, dê preferência a certificações que seus parceiros de negócios já possuem.
Através de certificações seu agronegócio demonstra o compromisso com boas práticas sociais, ambientais e econômicas.
Por fim, constrói boa imagem e reputação no agronegócio brasileiro, sendo o que realmente importa aos investidores e parceiros de negócios.
Vale a pena conferir o livro: “Pratique o hábito da integridade na sua empresa”.
Atenção: post exclusivamente informativo, e não responsabilizamos por atos e interpretação de terceiros.
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Enfim, pratique o hábito da integridade em seus negócios sendo compliance!

Advogada, OAB/TO 4251B e OAB/BA 62.241A, sócia do Costa Fonseca Advogados Associados. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera Uniderp. Especialização:
1. Auditoria Trabalhista e Previdenciária com foco no e-Social pela Nith Treinamentos;
2. Compliance Anticorrupção com certificação CPC-A pela LEC – Legal Ethics Compliance.
3. Mentora com tripla certificação pela Global Mentoring Group.