SERVIÇOS

CONSULTORIA TRABALHISTA EMPRESARIAL

Consultoria em caso concreto e preventivo para empresas do AGRONEGÓCIO para auxiliar na tomada de decisão estratégica e conforme a legislação TRABALHISTA.

CONSULTORIA ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL

Consultoria em caso concreto e preventivo para empresas do AGRONEGÓCIO para auxiliar na tomada de decisão estratégica e conforme a legislação ANTICORRUPÇÃO.

CONSULTORIA EM PROTEÇÃO DE DADOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Com a lei de proteção de dados, tornou-se imprescindível que as empresas façam o mapeamento e gerenciamento de riscos relacionados aos dados pessoais e funcionais nas relações de trabalho. 

Logo, a consultoria em proteção de dados objetiva elaborar políticas internas, cláusulas contratuais, capacitação educativa do setor de recursos humanos e demais setores da empresa na proteção dos dados de funcionários, clientes, terceirizados e fornecedores.

AUDITORIA TRABALHISTA NO AGRONEGÓCIO

Análise documental das 11 áreas das rotinas trabalhistas: admissão e contrato de trabalho; jornada de trabalho e registro de ponto; folha de pagamento; INSS e FGTS; autônomos e terceirizados; segurança e medicina do trabalho; rescisões do contrato de trabalho; férias; décimo terceiro salário; reclamatórias trabalhistas; outras como PAT, CAGED, e_Social. 

De modo, a identificar as não conformidades legais para evitar multas com a fiscalização.  Ainda sugestão de  ajustes para adequação legal.

AUDITORIA EM NORMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NO AGRONEGÓCIO

Análise documental e adequação da empresa as normas regulamentadoras -NR em saúde e segurança dos trabalhadores, com o objetivo de planejar novos procedimentos em saúde e segurança do Trabalho, analisar a efetividade das ações preventivas, identificar os riscos do ambiente de trabalho, e estabelecer um plano de trabalho efetivo que previna os riscos ambientais identificados para garantir a conformidade legal e evitar multas com a fiscalização.

AUDITORIA DE COMBATE A CORRUPÇÃO NO AGRONEGÓCIO

Análise do contexto empresarial para elaboração do relatório de perfil, relatório de conformidade, o plano de cargos e funções exigidos no Programa de Integridade, conforme a legislação anticorrupção e regulamentação da Controladoria Geral da União – CGU. 

O objetivo é diagnosticar o contexto que a empresa se encontra inserida e delimitar o escopo de adequação legal necessária atender a legislação anticorrupção. De modo, a identificar as não conformidades legais para evitar punições e multas com a fiscalização.

AUDITORIA DA CULTURA CORPORATIVA

Análise do contexto empresarial para elaboração do relatório da atual cultura corporativa, como diagnóstico da realidade de governança corporativa para implantação, ajustes, atualização ou evolução cultura, principalmente para uma cultura de integridade com base em valores éticos. 

Tal auditoria tanto pode ser feita pela empresa para a evolução da sua cultura, como por terceiros em empresas que tenha interesse em fusão ou aquisição.

PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA NO AGRONEGÓCIO

Implementação de completo programa de compliance trabalhista com foco na gestão de pessoas abrange todo o conjunto de métodos do programa, os quais são: gestão de riscos, auditoria trabalhista, controles internos trabalhistas, código de conduta ética, políticas internas, regulamento interno, treinamentos corporativos, due diligence de colaboradores e terceiros que fornecem os colaboradores terceirizados, orientações para implementar o canal de denúncias e investigações internas, por fim treinamentos de compliance officer.

PROGRAMA DE COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO NO AGRONEGÓCIO

Implementação de completo programa de compliance trabalhista com foco na legislação anticorrupção abrange todo o conjunto de métodos do programa, os quais são: gestão de riscos, auditoria e monitoramento, código de conduta ética, políticas internas, treinamentos corporativos, due diligence de terceiros e de fusões e incorporações de empresas, orientações para implementar o canal de denúncias e investigações internas, por fim treinamentos de compliance officer.

PROGRAMA DE COMPLIANCE TRABALHISTA E ANTICORRUPÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Implementação de programa de compliance trabalhista para micro e pequenas empresas com foco na gestão de pessoas, combate a corrupção e lavagem de dinheiro. De modo, mais simples, pois abrange apenas os métodos do programa, os quais são: análise de riscos, controles internos, código de conduta ética, políticas internas, regulamento interno, e medidas disciplinares, treinamentos corporativos. Ainda, orientação para contratação de controles internos e registros contábeis de confiança.

REGULAMENTO INTERNO

O regulamento interno tem por objetivo estabelecer regras para situações específicas e pontuais, por vezes não previstas na legislação trabalhistas, típicas do ambiente e contrato de trabalho. 

Como por exemplo o processo de contratação como abertura de vaga, requisitos de contratação, seleção e recrutamento, bem como férias, jornadas, bonificação, prémios, terceirização, rescisão, plano de cargos e salários, normas em saúde e segurança no trabalho.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

O Código de Conduta Ética tem por objetivo estabelecer o padrão de conduta que a empresa espera dos seus funcionários, executivos, terceirizados e demais interessados. Neste documento é registrada a expectativa, compromisso social, a cultura corporativo, valores éticos, missão e visão da empresa na construção de sua imagem e reputação. Sempre atrelada aos objetivos da empresa e personalizado aos riscos específicos da empresa.

POLÍTICAS INTERNAS

As políticas internas são regulamentos específicos de temas relacionados aos riscos específicos da empresa. Quanto ao compliance trabalhista como política de contratação, política de demissão, política de uso do celular, política de uso de veículo etc. Bem como quanto ao compliance anticorrupção como política de relacionamento com o poder público, política de doação, política de conflito de interesse, entre outros. Deve incluir ainda as medidas disciplinares.

política dependerá dos riscos específicos da empresa, ou dos riscos que a pessoa jurídica pretende priorizar.

TREINAMENTOS CORPORATIVOS

Os treinamentos corporativos ou Programa de Capacitação em normas internas (como prefiro denominar) consiste na capacitação de cunho educativo de colaboradores, terceirizados, fornecedores e parceiros de negócios, das normas internas da empresa. Sendo estas normas o regulamento interno, código de conduta, e políticas internas. Bem como, capacitações independentes de temas específicos como assédio, fraudes, combate a corrupção, lavagem de dinheiro, normas e segurança de trabalho, segurança da informação, entre outros.

GESTÃO E ANÁLISE DE RISCOS

Identificação, mapeamento e análise de riscos trabalhista e de corrupção nas empresas. Toda a gestão de riscos é registrada em relatórios com as soluções e controles que devem ser adotados para prevenção, controle e mitigação de forma personalizada a empresa, e as suas Rotinas de negócios.

DUE DILIGENCE

Consiste na investigação prévia da reputação e solidez econômica de colaboradores, fornecedores, terceiros, clientes e parceiros de negócios, além de operações societárias de fusão e aquisições entre empresas.